Hospitais e centros de saúde de Campinas oferecem acompanhamento para pacientes com sequela de Covid-19

sequela-covid

Hospitais e centros de saúde de Campinas (SP) oferecem acompanhamento para pacientes que relatam ter sequelas da Covid-19. A Secretaria de Saúde da cidade orienta que as pessoas que sentirem que não estão totalmente recuperadas da doença procurem o posto de saúde mais próximo à residência para, dependendo da avaliação, serem encaminhadas à um local de referência.

Além disso, o Hospital PUC-Campinas, que também atende o Sistema Único de Saúde (SUS), além outras unidades particulares, oferecem serviço de fisioterapia e tratamento multidisciplinar aos pacientes com sequelas. De acordo com a professora da PUC Rosmari Oliveira, pelo menos 20 pessoas que tiveram a forma grave do coronavírus já se recuperam através do acompanhamento da universidade.

“A gente trabalha em conjunto com a Terapia Ocupacional, Fono, Nutrição, Psicologia. Então, a gente tem uma grande equipe para dar conta desse cuidado dos pacientes no pós-covid. Caso o número de pessoas que procurem atendimento seja muito grande, a pessoa que não conseguir atendimento vai ficar em uma lista de espera e conforme os outros forem reabilitando a gente encaixa. Ou então, damos uma cartilha para fazer os exercícios em casa”, disse a docente.

Alguns dos reflexos da Covid-19 podem variar entre transtorno cognitivo, esquecimento, comprometimentos neurológicos e dermatológicos, queda de cabelo, síndrome da fadiga crônica e complicações cardiológicas. Pneumologista do Hospital Vera Cruz, Ricardo Siufi afirmou que para cada grau da doença existe um tratamento específico para as sequelas.

“Quem teve a Covid e ficou em casa é um tipo de análise, assim como para aquele que internou, que foi para a UTI e que entubou. Para todos esses a gente tem um encaminhamento diferente”, explicou.