O neurocirurgião Fernando Gomes, em entrevista à CNN, falou sobre os cuidados que devemos ter no frio. Os termômetros despencaram em várias regiões do país nesta semana e, com isso, especialistas alertam para os riscos da baixa temperatura à nossa saúde.
Gomes explicou que problemas ligados a doenças respiratórias e à pele costumam aparecer nesse período. O médico listou algumas dicas para amenizar o impacto do frio no corpo:
- Beber mais água;
- Hidratar a pele;
- Manter ambientes arejados;
- Seguir com rotina de exercícios físicos;
- Alimentação saudável.
“Apesar da gente não sentir tanta sede assim no inverno, é importante beber água, além de hidratar a pele. Essa é uma orientação que vem da dermatologia para o ano inteiro, mas, no frio, o ressecamento da pele se agrava”, disse o médico.
“[No frio], também existe a tendência natural das pessoas ficarem mais contidas em ambientes fechados, porém, sabemos da necessite de higiene em se manter os ambientes arejados”, afirmou Gomes. “Sobre os cuidados com a alimentação saudável, no inverno é normal que a gente coloque mais calorias na dieta, mas é importante se atentar a isso”, completou.
Entre as doenças mais comuns da estação, o neurocirurgião citou às relacionadas com a circulação sanguínea, como AVC e infartos, além do agravamento de dores crônicas e enfermidades respiratórias. “Lembrando que temperaturas muito baixas podem induzir o coração a funcionar diferente e pessoas que têm arritmia correm risco maior de apresentar complicação.”