Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue e servem como reserva de energia para o organismo. Quando seus níveis estão elevados, eles podem representar problemas para a saúde, como o aumento do risco de doenças cardíacas, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), principalmente se o nível de colesterol também estiver alterado.
Os sinais mais comuns de que a taxa de triglicerídeos está elevada são o acúmulo de gordura na barriga e o aparecimento de xantelasmas – pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, principalmente próximas aos olhos, cotovelos ou dedos.
Alguns cuidados diários contribuem para o equilíbrio e a diminuição de triglicerídeos no organismo. Veja seis dicas:
Diminua o consumo de açúcar
Evite consumir alimentos ricos em açúcar, como chocolates, refrigerantes, comidas industrializadas e doces. Sempre que possível, opte por não adicionar açúcar refinado na alimentação.
O consumo exagerado de açúcar é a principal causa do aumento de triglicerídeos no sangue, uma vez que, o que não é utilizado pelas células fica acumulado no corpo.
Aumente o consumo de fibras
As fibras ajudam a diminuir a absorção de gordura e de açúcar no intestino. Elas são facilmente encontradas em frutas, vegetais, frutos secos e cereais.
Diminua a ingestão de carboidratos
Assim como o açúcar, outros tipos de carboidrato também são transformados em triglicerídeos quando são consumidos em excesso.
A dieta low-carb é uma aliada para quem está tentando diminuir as taxas elevadas. O principal pressuposto desta dieta é evitar o consumo de carboidratos simples, presentes no pão, arroz e macarrão.
Coma a cada três horas
Manter uma alimentação regular, com refeições a cada três horas, ajuda a controlar a produção de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por ajudar a transportar o açúcar para o interior das células.
O hábito faz com que ela seja utilizada pelo corpo e não se acumule na forma de triglicerídeos.
Faça 30 minutos de exercício físicos por dia
Exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL no organismo, contribuindo para que o nível de triglicerídeos se normalize.
Faça refeições ricas em ômega 3
O ômega 3 é um tipo de gordura boa que ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.
O ideal é fazer ao menos duas refeições ricas em ômega 3 por semana. As principais fontes do nutriente são os peixes gordos – atum, salmão ou sardinha – nozes, sementes de chia e linhaça. O ômega 3 também é comercializado em cápsulas para suplementação.
Fonte:
https://www.metropoles.com/saude/triglicerideos-conheca-6-dicas-para-baixar-a-gordura-no-sangue